top of page

TEL: (17)3361.5079

TEL: (17)3361.3488

Whatsapp

(17)99145-3486

5 livros que todo empreendedor deve ler

Atualizado: 17 de mai. de 2022

Empreender é um processo não tão simples, mas de maneira geral, é possível para todos. E uma das melhores maneiras de se aprender a empreender é por meio da leitura. Com ela, além de aprender conceitos básicos, podemos analisar os erros e acertos de outros empreendedores, e aplicar o que for bom para nossos empreendimentos e descartar o que outros já tentaram e não deu certo.


ree

Em seguida irei apresentar 5 (cinco) livros que me inspiraram a empreender, e que são ótimas dicas de leitura para todos, façam bom proveito.


ree

"A Meta" de Eliyahu M. Goldratt foi o primeiro livro que li, e que começou a abrir minha mente para o empreendedorismo. Confesso, que de início hesitei em começar a ler, mas como iria ser matéria de uma prova na faculdade, iniciei a leitura. Quando comecei a ler não consegui parar.

O autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita. Com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido por Goldratt pode ser aplicado em outras organizações, como bancos, hospitais, seguradoras, e até no ambiente familiar.



ree

"O Monge e o executivo" de James C. Hunter é um daqueles livros que você tem que reler de vez em quando, pois cada vez que você lê aprende algo novo.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.



ree

"Transformando suor em ouro" é uma obra-prima do multicampeão Bernardinho, que ganhou tudo e mais um pouco em sua carreira. Para quem gosta de esportes como eu, é o livro certo. Mas, se engana quem acha que o autor entende "apenas" vôlei, o livro é uma verdadeira lição de empreendedorismo.

O treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um grande estudioso, um leitor atento dos mestres, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter. Retira deles o que cada um tem de melhor e, nas quadras, testa esses ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos. Bernardinho revela por inteiro o "segredo" que fez dele um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.



ree

"Quem mexeu no meu queijo?" de Spencer Johnson, M.D. é um clássico dos livros de empreendedorismo, a história é uma parábola, mas que você pode aprender e aplicar muitos conceitos na sua vida.

É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens ― dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores ― que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz.O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Escrito para todas as idades, Quem mexeu no meu queijo? apresenta propostas que podem durar por toda a vida.



ree

"Como organizar sua vida financeira" de Gustavo Cerbasi é leitura obrigatória para quem quer organizar as finanças. Particularmente, já li todos os livros do Cerbasi, todos são excelentes e recomendados, principalmente indico também que leiam "Empreendedores inteligentes enriquecem mais" e "Casais inteligentes enriquecem juntos", este último foi o primeiro que li, e me conscientizou da importância de se manter a vida financeira organizada.

Neste livro, ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois de chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada independência financeira, é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados.


Sinceramente, selecionar apenas 5 (cinco) livros foi uma tarefa extremante difícil, tive que deixar de fora alguns livros que adoro, como por exemplo, "Oportunidades disfarçadas" de Carlos Domingos e "Sonho grande" de Cristiane Correa. Quem sabe em uma próxima lista. Boa leitura, e empreendam.





Comentários


bottom of page